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Preparação para o Natal

Com a chegada do final de ano as empresas se preparam para o aquecimento das vendas. A produção dos produtos típicos da época já estão em destaque nas indústrias e, no comércio, as lojas também oferecem produtos com temas especiais e preparam suas decorações.

João Stanzani – Executivo da Associação Comercial – comenta algumas dicas de como as empresas devem se preparar para a data: ‘vamos dividir entre empresários da indústria e empresários do comércio.

A indústria deve, primeiramente, fazer um planejamento estratégico para a produção de final de ano. É importante o empresário entender bem o processo de produção, tempo e número de funcionários... ter uma planilha de custos detalhada e, principalmente, as vendas já efetuadas e as expectativas de venda para não sobrar mercadoria em estoque e nem precisar fazer contratações urgentes ou sobrecarregar os funcionários com muitas hora-extras.

O comércio, da mesma maneira, deve fazer o seu planejamento de vendas e, se possível, realizar pré-vendas por catálogo, meios eletrônicos ou telemarketing. Como os produtos oferecidos no final de ano são muito característicos, normalmente com temas de natal, é importantíssimo que o empresário não faça muito estoque para a venda varejo, sempre que possível trabalhar com o chamado ‘just-time’, que é o conhecido ‘estoque zero’ – mantem-se um determinado produto em exposição e um em estoque, assim que o da exposição é vendido, providencia-se a compra de outra para reposição. O sistema ‘estoque zero’, é importante para que a empresa não faça investimentos desnecessários ou que sobre produtos que dificilmente serão vendidos durante os próximos 11 meses.

Ainda para o comércio, seja para os funcionários da empresa como para os contratados eventuais... muita atenção para a qualidade do atendimento. É preciso receber bem o cliente com educação, simpatia, disponibilidade e conhecimento dos produtos que está sendo oferecido. O empresário também pode proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes oferecendo um café, chá ou suco... permitir que os clientes utilizem os sanitários... manter o layout da loja moderno e arejado... cuidar da iluminação e climatização da loja... enfim, garantir que o cliente seja bem atendido, se sinta confortável e, com certeza, volte a comprar de sua loja’.

A Associação Comercial e Industrial de Ibitinga, sempre parceira do empreendedor, também pode contribuir com os planejamentos e execução de ações especiais para as vendas de final de ano, assim como o ano todo. ‘Oferece analistas técnicos para orientação de comunicação e layout da sua empresa, orientação quanto ao atendimento dos clientes, além dos serviços balcão, como XEROX – colorido ou preto e branco, impressão de documentos como boletos, trabalhos escolares, catálogos, tabelas de preços e qualquer serviço de impressão que você precisar. Aos empresários e toda a população consultas pessoais e empresariais ao SCPC e análise de crédito.’ Comenta João Stanzani, e finaliza: ‘Venha para a Associação Comercial, a parceira ideal para o crescimento da sua empresa’.

https://youtu.be/h8sgAtTPWzIaa

 



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