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Consultas Boa Vista

10 Estratégias para vender mais no Dia das Mães

1. Experiência do cliente: promova a melhor
O ótimo atendimento é requisito básico para obter sucesso nas vendas. E, para atender bem e melhor, muitos pontos precisam ser levados em consideração. Um deles é oferecer a solução de problemas aos clientes, já que muitas vezes eles não sabem o que comprar para presentear as mães. Escolher um presente pode ser algo simples para alguns, mas, muito complicado para outros, e neste caso, oferecer um atendimento personalizado pode fazer a diferença. Converse com o cliente e tente tirar o máximo de informações sobre a pessoa que será presentada para ajudá-lo no momento da indecisão.

2. Capacite sua equipe de vendas
Para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente, a primeira ação é capacitar sua equipe. É necessário que os vendedores dediquem os esforços para atender, entender e escutar as dores dos clientes, criando experiências personalizadas para cada necessidade.
O treinamento permite mais chances de atingir metas e objetivos. Um gestor capacitado tem habilidade intelectual de guiar e engajar uma equipe para o caminho que a empresa deseja alcançar. Vendedores capacitados exercem as funções da melhor forma possível, com qualidade, segurança e eficiência.
Dica: deixe o cliente à vontade para comprar e não limite o poder de compra dele a partir de uma percepção sua. A não ser que o cliente fale, você nunca saberá o quanto o cliente pode e quer gastar.

3. Capriche na identidade visual da sua loja online
Crie um espaço exclusivo para o Dia das Mães, monte promoções especiais para a data, e se possível, crie um catálogo de produtos que possam agradar quem vai presentear as mães.
Aproveite para utilizar seus outros canais de vendas para divulgar e antecipar as suas vendas. Invista nas redes sociais, trabalhe com mídia paga e estimule ao máximo o consumo por lá através de conteúdos interessantes, enquetes e promoções. O WhatsApp pode ser um ótimo aliado na divulgação.

4. Não se esqueça da vitrine da loja física
A vitrine é a porta de entrada da sua loja e deve ser atrativa o suficiente para despertar a atenção dos clientes, atraí-los para o seu estabelecimento e passar a credibilidade que você deseja. Quando o cliente encontra o produto que está procurando e se sente à vontade de entrar para dar aquela famosa “olhadinha”, ou é estimulado pela beleza de uma vitrine, tem muito mais chances de efetivar a compra.

5. Planeje seu estoque
Mantenha seu estoque bem abastecido e organizado e trabalhe antecipadamente o planejamento de compras para não pedir as mercadorias na última hora. Os clientes geralmente deixam para fazer as compras perto da data e com cada vez menos tempo para comprar, eles precisam que os produtos estejam disponíveis para ser comprado.
Com o controle de estoque bem definido, você conseguirá atender tranquilamente às necessidades do cliente e terá benefícios como aumento do fluxo de vendas e da lucratividade da empresa.

6. Pense em diferentes estratégias
A hora de presentear pode gerar indecisão, e uma das melhores dicas para driblar esse momento, é oferecendo opções como vale-presente para facilitar a venda. Mas, não se esqueça: deixe que o cliente decida o quanto quer gastar. Outra opção que ajuda no momento de indecisão, é oferecer kits com diferentes produtos para as mães.
Estratégias que potencializem as vendas também precisam ser desenvolvidas, como descontos, frete grátis, sorteio de brindes, entre outros.

7. Tenha uma política de trocas
Facilite a troca dos presentes. Nem sempre a roupa vai servir, o sapato vai ficar confortável, o aparelho eletrônico vai agradar, ou outras situações que vão fazer com que a presentada volte ao estabelecimento para trocar o presente.
Estabeleça critérios para a troca, como por exemplo um prazo para que ela aconteça, e assim que a cliente entrar na loja, não perca a oportunidade de realizar vendas agregadas. Muitas vezes a pessoa entra somente com a ideia de trocar o presente, mas acaba se encantando com a loja e o atendimento e decide comprar mais produtos que sejam úteis.

8. Lembre-se das gestantes
Os familiares também gostam de presentear as futuras mamães. Essas mulheres estão passando por uma fase única e especial em suas vidas e é preciso oferecer produtos que atendam às necessidades específicas da gestação. Roupas confortáveis, práticas e que se ajustem ao corpo podem ser uma ótima opção. Em lojas de outros segmentos, invista em produtos de cuidado pessoal, produtos orgânicos e naturais, acessórios para bebês, livros sobre gestação e maternidade, álbuns personalizados, entre outras diversas opções.

9. Ofereça praticidade no pagamento
Está cada vez mais fácil de oferecer aos clientes diferentes formas de pagamento. Transações via PIX, WhatsApp Pay, boletos bancários, cartões de crédito e débito, permitem mais facilidade, comodidade e agilidade nas transferências. Em pouco tempo os pagamentos por criptomoedas também se tornarão bastante comuns, então vale a pena a preparação para essa tendência.

10. Incentive a fidelidade
Ofereça benefícios e vantagens para clientes fiéis, como descontos exclusivos, brindes e acesso antecipado a promoções de Dia das Mães. Faça com que seus clientes visitem seu estabelecimento (físico ou digital) e optem pelo seu negócio para as compras de presentes.

Fonte: Sebrae SC