Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista SCPC

Venda com Cheque

• O primeiro cuidado é em relação à estrutura do cheque. Tente raspar com a unha ou qualquer objeto rígido a parte escrita em preto no cheque. Se sair, mesmo um pouco de tinta, é um grande sinal de uma possível fraude. Nunca aceite cheques rasurados, borrados ou com qualquer mancha. Saiba de onde veio o cheque e o histórico bancário do cliente. Caso a origem de ambos seja desconhecida, o sinal de alerta deve ser acionado e a atenção redobrada sobre a transação.

 

• Confira sempre os dados pessoais, assim como assinatura, pedindo o RG e o cartão do banco do cliente que te deu o cheque. Se atente, também a numeração do cheque que você poderá encontrar na parte superior do cheque, no lado direito. Veja e confira se o código bate com a linha MIRC, que é uma linha de números localizada na parte inferior do cheque. Se você não estiver seguro, entre em contato com o banco origem do cheque e solicite os dados para averiguação. Para facilitar e dar mais base ao processo, passe para a agência bancária os dados do MIRC. Com isso em mãos, o banco poderá ser mais preciso na autenticidade do cheque.

 

• Posicione o cheque contra a luz para verificar se houve colagem e sobreposição de algum item do cheque. Repare na linha lateral de segurança, se for interrompida ou com descontinuidade é um sinal de colagem. Verifique contra a luz a existência do "registro coincidente", que é uma imagem impressa em ambas as faces do cheque e que sobrepõe perfeitamente olhando contra luz.

 

• Dedique uma atenção especial aos pequenos detalhes e repare na impressão. Em cheques falsificados, raramente se reproduzem fielmente as linhas da impressão original.Passe a ponta dos dedos pelas laterais do cheque. A maioria dos cheques tem as laterais polidas, senso assim, fácil de identificar algo errado. Depois dessas verificações, solicite mais informações para saber se o cheque foi, de fato, emitido pelo banco. Para realizar mais verificações, você poderá usar o número do cheque, a data de emissão e o valor.

 

• E claro, faça a consulta das informações no site da Associação Comercial e Industrial, você pode consultar diretamente pelo site ou pelo aplicativo.

 

Dúvidas e eventuais informações entre em contato pelo Whatssociação 16.3342.5000