Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

O trimestre mais importante do ano

Uma reflexão interna nos tomou bastante tempo nos últimos dias do mês de setembro: precisamos cuidar bem desse trimestre. Mas por quê?

Neste ano, a Copa do Mundo, a Black Friday e as eleições (de segundo turno) vão tomar boa parte da atenção dos brasileiros, e isso pode impactar todo tipo de negócio (especialmente os de natureza digital). Sem citar o Natal, que já é por si só uma data importante para o varejo.

Sua empresa já se programou para esses eventos e para esse último trimestre?

Fiz três parágrafos para ajudar na memória e para ilustrar um pouco das expectativas de mercado desses três eventos importantes. Bem rápido mesmo, para te deixar com essas ideias para o início de semana (e de trimestre)

Copa do Mundo
 Uma estimativa feita pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta uma injeção de R$ 20 bilhões na economia brasileira. A pesquisa realizou uma estimativa de gastos com produtos e serviços com o tema Copa do Mundo.
Quando acontece? De 20 de novembro a 18 de dezembro.

Black Friday
Um levantamento do Instituto Ipsos, a pedido do Google Brasil, mostra que 71% dos consumidores pretendem ir às compras durante a BF. Essa é uma ótima sinalização para varejistas com forte apelo nesta data. O instituto entrevistou 1.000 pessoas em agosto, através de um painel on-line e incluindo representantes das classes C, B e A residentes em todo o país.
Quando acontece? 25 de novembro.

Eleições (segundo turno)
Um levantamento feito pelos professores da Fundação Getulio Vargas (FGV) Claudia Yoshinaga e Henrique Castro, donos do perfil @Finance_Br no Instagram, mostrou que as eleições não vão causar grande estresse no mercado. Os dados coletados, a pedido da BBC News Brasil, mostram que a eleição mais conturbada para o mercado foi mesmo a de 2002.
Quando acontece? 30 de outubro, último domingo do mês

Fonte: Newsletter Rodrigo Dantas