Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

FIGITAL: um novo modelo para o varejo

Muito tem se falado sobre o crescimento do e-commerce ano após ano, mas o varejo
físico ainda não está com seus dias contados. Muito pelo contrário, agora é o momento
de sinergia entre essas duas esferas: vários consumidores experimentam produtos
na loja física, compram na loja digital e buscam atendimento nas duas. Assim, novos
modelos de compra tornaram-se parte do varejo: compre on-line, retire na loja (BOPIS
– do inglês Buy Online, Pick Up In Store); compre on-line, retire fora da loja (BOPAC –
do inglês Buy Online, Pickup At Curbside); e compre on-line, devolva na loja (BORIS – do
inglês Buy Online, Return In-Store).

Segundo pesquisa do Invesp (2021), 67% dos consumidores americanos já compraram no
formato BOPIS – 65% o fizeram para evitar custos com frete. Além disso, 49% realizaram
uma compra adicional ao buscar o produto na loja. No Brasil, segundo levantamento do
Statista, 41% dos consumidores gostam de pedir on-line e retirar na loja.

Até os Correios estão atentos a essa tendência e começaram a instalar lockers inteli-
gentes para retirada de produtos, situados em locais de fácil acesso.

O primeiro locker foi instalado em 2020, na cidade de Paranoá (DF).

Os varejistas devem estudar suas soluções de gerenciamento de pedidos e de estoque
de modo a garantir qualidade nessas estratégias. Pesquisa da WWD mostra que, para
36% dos lojistas, a dificuldade em sincronizar o estoque on-line com o da loja física
aparece como um obstáculo.