O dia dos pais é uma das datas mais esperadas no calendário de vendas. É muitas vezes a oportunidade perfeita para quem vende calçados e moda masculina, esportes e eletrônicos, entre outros itens procurados para o período.
Tão importante quanto saber o que comprar para o dia dos pais é saber o que vender, não é mesmo? Por isso, você vai ler neste artigo algumas informações importantes, como pesquisas sobre o mercado, projeções para 2022 e dicas para aprimorar as vendas.
Em 2022, a data dos papais será comemorada no dia 14 de agosto, tradicionalmente no segundo domingo do mês. Apesar do cenário econômico, espera-se bons números para o e-commerce brasileiro.
Uma das fontes desse otimismo está no relatório da Shopee, também publicado pelo E-commerce Brasil, que mapeou as intenções de compra para o dia 14 de agosto. O marketplace consultou 1.200 consumidores do aplicativo para projetar que a média de valor gasto em 2022 será 20% maior do que em 2021 – cerca de R$ 262.
Os bons indícios também estão no relatório da All in, que faz parte da Locaweb Company. De acordo com os dados levantados pela empresa, 68% das pessoas entrevistadas têm intenção de presentear no Dia dos Pais. Na hora de pesquisar, 45% preferem utilizar os aplicativos das lojas; 42% em sites de buscas (como o Google); 29% no Instagram.
Os campeões de venda no dia dos pais
O levantamento feito pela Shopee também gerou outros dados sobre as intenções dos clientes na internet. Entre os principais critérios estão o preço acessível e o custo-benefício, que foram mencionados por 61% dos entrevistados. A facilidade para encontrar os produtos (14%) e a busca por presentes que façam sentido para a pessoa (14%) são outros critérios.
Categorias de produtos que devem vender bem, segundo a Shopee
• Acessórios de moda
• Calçados
• Esporte e lazer
As categorias de produtos que as pessoas pretendem comprar, segundo a All in
• Moda e acessórios
• Eletrônicos e informática
• Esportes
• Eletrodomésticos e eletroportáteis
A importância do dia dos pais
Em 2021, entre os dias 24 de julho e 7 de agosto, o faturamento foi de R$ 6,2 bilhões, conforme o levantamento feito pela Neotrust – 15,99% maior se comparado a 2020. Esse período também gerou 13,9 milhões de compras (aumento de 4,28%). O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado (79%), seguido pelos boletos bancários (9%) e PIX (2%).
Na 43ª versão do Webshoppers, que é produzido pela NielsenIQ Ebit, o dia dos pais já apresentava crescimento em 2020, estando entre as datas mais importantes do calendário. Em 2020, o crescimento no número de pedidos foi de 37%, com ticket médio 3% mais alto – em comparação a 2019. O faturamento na época foi de R$ 3,5 bilhões.
Como vender mais no dia dos pais
Você sabe que não existe receita mágica para garantir vendas. O que é possível e aconselhável fazer é desenhar uma série de ações que, reunidas, podem resultar em mais vendas. As dicas a seguir extrapolam o dia dos pais, pois são úteis para outras datas importantes – como Semana do Brasil, dia das crianças, entre outras.
Para ter os dados completos, acesse a pesquisa da All in
Fonte Blog Ideris