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Consultas Boa Vista

15 de MARÇO DIA DO CONSUMIDOR

Como surgiu o Dia do Consumidor?

Entender a origem da data permite que nas campanhas promocionais e ações desenvolvidas, seja possível trazer a essência da comemoração e manter ao máximo o seu propósito. Nesse caso específico, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962. 

A data foi criada pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para salientar os direitos de todos os consumidores: segurança, informação e liberdade de expressão. Por ter provocado debates em vários países e estudos sobre o assunto, o Dia do Consumidor veio a se tornar um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Já, no Brasil, a comemoração e, por sua vez, as ações promocionais com foco nos clientes, veio a se consolidar no ano de 2014, muito por conta da iniciativa do comparador de preços Buscapé, que instituiu a data em parceria com mais de 500 empresas de e-commerce que atuam nacionalmente, como Walmart, Americanas, Netshoes, Centauro, Dell, além de muitas outras varejistas digitais que também se engajaram na divulgação e na inauguração da celebração no país.

 Dia do Consumidor 2022: a Black Friday do primeiro semestre do ano

Além de ser voltado para celebrar os direitos dos clientes, o Dia do Consumidor também pode servir para as empresas empregarem boas práticas de relacionamento com clientes e realizarem campanhas com o objetivo de melhorar o engajamento do público, apostando na fidelização e impulsionando as vendas do primeiro semestre do ano.

Prova disso é que, já em 2018, mais de cinco mil e-commerces observaram a oportunidade de investir no Dia do Consumidor e aderiram fortemente ao evento, colocando a celebração no mesmo patamar de outras já consolidadas no calendário do varejo como sendo as mais relevantes do primeiro semestre, como, por exemplo, o Dia das Mães.

Para se ter uma ideia maior do alcance do evento em tão pouco tempo, neste ano em que houve a adesão massiva dos e-commerces nacionais, o termo “Dia do Consumidor” obteve um crescimento significativo de 92% no mês de março em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um levantamento realizado pelo Google Trends.

Para se ter uma ideia, o termo “Dia do Consumidor” teve um crescimento de buscas de 92% no mês de março de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento realizado pelo Google Trends. Na última semana antes do dia em si, o crescimento acelerou e o aumento do número de buscas deu um salto para 143%.

Com isso, de acordo com a pesquisa do Google, o Dia do Consumidor se consolidou como a maior data do varejo no primeiro trimestre. Outro dado relevante e que representa a importância que o evento adquiriu ao longo do tempo é que no começo de 2018, apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor. Porém, assim que a data é explicada para o público, a expressiva parcela de 81% indicava que pretendia comprar algo. Entre os itens que estiveram no topo dos mais desejados e procurados na ocasião, os que ficaram em destaque foram os notebooks, TVs, smartphones, roupas e eletrodomésticos. 

Em 2020, por conta do cenário ocasionado pela pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo, a percepção que se teve, de acordo com a Ebit/Nielsen, é que as ações e promoções realizadas no Dia do Consumidor foram utilizadas para que os consumidores pudessem se preparar para as situações mais restritivas impostas pela ocasião. Por isso, em comparação ao ano de 2019, houve um aumento nas vendas no setor de alimentos e bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos.

O comportamento dos consumidores 

E o Dia do Consumidor cresce a cada ano. Em 2019, em relação a 2018, apesar de já ter ocorrido um grande aumento anteriormente no interesse pela celebração, consolidando a data, ainda assim houve um crescimento de 20% nas buscas do termo. Os principais diferenciais apontados que estão ganhando relevância:

• frete grátis;

• condições de pagamento especiais;

• pontos extras em programas de fidelidade;

• cashback;

• seguro gratuito ou garantia estendida gratuita.

Outro ponto importante para melhorar o relacionamento com o público é entender quais são as percepções e o comportamento em relação ao intuito inicial do Dia do Consumidor, ou seja, a proteção dos direitos de quem compra, fortalecendo a compreensão e o respeito pelos mesmos. De acordo com o mesmo levantamento realizado pelo Google, os entrevistados elencaram como sendo o mais importante na hora da compra:

• atendimento atencioso;

• promoções e propagandas honestos;

• produto entregue no prazo;

• trocar produtos defeituosos;

• estorno de compras canceladas;

• estorno de cobranças indevidas.

Dia do consumidor: aproveite para conhecer e fidelizar contatos

Por conta da sua crescente popularidade entre o público, além de alavancar os resultados das vendas, o Dia do Consumidor 2022 apresenta uma grande oportunidade para os negócios, a de estreitar o relacionamento entre os clientes com a marca. No final, as ações e eventos planejados e executados na data, podem ser um excelente chamariz para alcançar novos consumidores e, da mesma maneira, aprimorar o relacionamento com a sua base já consolidada de clientes.

Como vimos, um bom atendimento ao cliente está no topo das prioridades do público, fazendo com que o auxílio de ferramentas tecnológicos e recursos sejam essenciais para satisfazer os desejos dos clientes, seja quando pensamos nas vendas on-line ou, ainda assim, para as campanhas de relacionamento e pós-venda de todos os tipos de negócios. Assim, é possível estar presente para o consumidor quando ele precisar e desejar, transformando a interação entre a empresa e o público.

Para isso, algumas estratégias podem ajudar a melhorar a experiência de consumo do seu cliente:

• Entender quem é e o comportamento do seu consumidor: com um conhecimento de quem é o seu cliente, fica mais certeiro estruturar e implementar estratégias de relacionamento. Para isso, o estudo da buyer persona se mostra uma ferramenta estratégica para os negócios.

• Oferecer múltiplos canais de comunicação: é preciso integrar o físico com o digital, o on com o off-line. Por isso, reconhecer os clientes nos canais de contato é tão importante, como chatbots, SMS, e-mail, redes sociais, torpedos de voz e o próprio telefone. Os canais de atendimento precisam estar onde o público está, o que está bastante relacionado com o primeiro ponto, obedecer ou estar de acordo com a urgência da ocasião e, principalmente, devem estar integrados. Para se aprofundar nesse ponto, falamos aqui sobre atendimento omnichannel.

• Preparar a sua equipe: ações de venda e de comunicação são muito importantes para o sucesso do relacionamento com o cliente, mas a equipe deve estar pronta para implementá-las, fazendo com que aquilo que estava programado funcione e faça sentido de ponta a ponta. 

Além disso, para aproveitar todo o potencial do Dia do Consumidor, as empresas podem realizar ações como:

• SMS Marketing;

• Marketing de relacionamento;

• Promoções;

• Ofertas relâmpago;

• Combos de serviço;

• Programa de pontos;

• Programa de fidelidade.

 

fonte: Blog Zenvia