• 16 3342-5000
  • Imagem
  • Imagem
Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:  
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua José Custódio, 646, - Centro - Ibitinga/SP - (16) 3342-5000

Informativo associado

"Atenção aos cuidados com código e senha"

*** A ACII alerta seus associados para manterem sob sigilo interno seus respectivos códigos e senhas.

*** Não permita que pessoas não autorizadas pela empresa possam visualizar o código e senha. Apenas deve ter acesso um funcionário autorizado e de extrema confiança da empresa.

*** No caso de troca de funcionários ou em situação de suspeita de utilização indevida é indicado que seja feita a troca de senha de acesso pelo SCPC.

*** Para maior segurança da empresa associada, a ACII sugere que a senha seja trocada periodicamente.

*** Nosso sistema dispõe de várias opções de senhas que podem ser utilizadas individualmente para cada funcionário. Assim quando o mesmo se desliga da empresa esta senha pode ser cancelada imediatamente. 

" Importância dos documentos ao se fazer cadastro "


*** O pedido dos documentos ( CPF, RG, comprovante de residência, etc. ) causa uma certa irritação para alguns clientes, mas esses documentos são imprescindíveis para se realizar uma anáilise de crédito com segurança.

*** Então não deixe se levar por reclamações conus como: " não trouxe; posso falar de cabeça?; porque?; os dados estão no cheque, etc.

*** Existem golpistas que utilizam técnicas para intimidar os atendentes para então aplicarem o golpe.

*** Todo comerciante deve tomar alguns cuidados na hora de preencher cadastros para análise nas concessões de créditos e na prevenção de golpes e fraudes.

*** A principal finalidade do cadastro é identificar, localizar e fidelizar clientes, assegurar a capacidade de pagamento do consumidor, com base na sua renda e avaliar o comportamento de crédito do consumidor na praça, analisando suas comprovações.

*** Para se garantir o comerciante deve sempre adotar alguns critérios, a solicitação da apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e de renda é fundamental.

*** Quanto à autenticidade do RG é muito importante seja rigoroso na conferência dos dados. 

" Cuidados ao receber um cheque "

 *** Observe se o cheque é personalizado, ou seja, se possui nome e número da conta impressos. Se esses dados estiverem datilografados, trata-se de um cheque provisório e o cuidado deve ser ainda maior;

*** Verifique se não há rasuras na numeração do cheque e da conta bancária ( a tonalidade da tinta deverá ser sempre a mesma ). Compare se os dados impressos em código de barras localizados no rodapé de cada cheque conferem com os dados na 1ª linha na parte superior do cheque; 

*** Em caso de cheque especial, solicite o cartão do banco e verifique a data de validade;

*** Solicite a apresentação do RG e, se necessário, do cartão do CPF;

*** Examine a carteira de identidade para se prevenir de falsificações. Os documentos emitidos por órgãos de segurança pública são nítidos na impressão, sem borrões ou falhas de tinta;   

*** A data de emissão da identidade deve ser coerente com a data de nascimento e a atualidade da foto do portador;

*** Aceite somente cheque preenchido e assinado no ato do pagamento. Evite receber cheque de terceiros; 

*** Confira o preenchimento, observando o valor escrito por extenso e o valor em cifras. A data deverá ser bem legível e sem emendas;

*** Confira sempre a assinatura e compare o número do RG com o anotado no verso do cheque;

** Se houver dúvida quanto á assinatura, solicite o endosso do cheque, para evitar a devolução por divergência;

*** Não aceite cheques com rasuras;

*** Não aceite cheques amarelados ou amassados, pois podem ser de contas inativas;

*** Independente do valor da compra, faça o cadastro do emitente do cheque com todos os dados pessoais, ( e se for casado, também do cônjuge ), incluido nome, endereço do local de trabalho e estabelecimentos em que compra ou comprou, tanto à vista quanto a prazo. Confira, no ato, se as informações são verídicas;  

*** Observe se o consumidor anota o valor da compra no canhoto do cheque. Essa preocupação demonstra controle sobre o saldo da conta corrente;

*** Havendo maiores dúvidas, ou no caso de valores altos, a entrega da mercadoria deverá ficar condicionada à compensação do cheque:

Para evitar aborrecimentos, coloque um cartaz em local visível na loja ( preferenciamente próximo ao caixa ), informando que só serão aceitos cheques com a apresentação de documentos e sob consulta prévia. Por exemplo:

" Pagamento com cheque: "

*** Somente sob consulta;

*** Com cadastro pré-aprovado;

*** Não aceitamos cheques de terceiros ( Pessoa Física e Jurídica );

*** Cheques, somente no valor da compra;

Ao fazer o cadastro, além da CONSULTA SCPC, que é fundamental, peça ao cliente para indicar algumas lojas em que efetue compras e ligue para confirmar e analisar o comprometimento financeiro.

È importante destacar que esses procedimentos servem como cautela e não devem causar constrangimento ao consumidor. Para finalizar, procure não deixar cheques ao portador no caixa, porque em caso de roubo, eles podem ser sacados por qualquer pessoa.

 

“ Motivos de devoluções de cheques “

Devolução: Os pagamentos de cheques podem ser recusados, pelos seguintes motivos:

I - Cheques sem provisão de fundos:

 

Motivo 11 – Cheque sem fundos – 1ª  apresentação;

Motivo 12 – Cheque sem fundos – 2ª apresentação;

Motivo 13 – Conta encerrada;

Motivo 14 – Prática espúria - Uso indevido até o limite de garantia por folha ( Compromisso Pronto Acolhimento ); 

II - Impedimento ao pagamento:

 

Motivo 20 – Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio de folhas de cheque em branco;

Motivo 21 – Cheque sustado ou revogado ( sem boletim de ocorrência ) ;

Motivo 22 – Divergência ou insuficiência de assinatura;

Motivo 23 – Cheques emitidos por Entidades e Órgãos da Administração Pública Federal Direta e Indireta, em desacordo com os requisitos constantes no artigo 74, parágrafo 2º do Decreto Lei nº 200,  de 25.02.1967;

Motivo 24 – Bloqueio judicial ou determinação do Banco Central do Brasil;

Motivo 25 – Cancelamento de talonário pelo participante destinatário;

Motivo 26 – Inoperância temporária de transporte;

Motivo 27 – Feriado municipal não previsto;

Motivo 28 – Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio;

Motivo 30 – Furto ou roubo de cheque ( malotes );

Motivo 70 – Sustação ou revogação provisória; 

 

III - Cheque com irregularidade:   

Motivo 31 – Erro formal  ( sem data de emissão, com o mês grafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso  );   Pode reapresentar 

Motivo 33 – Divergência de endosso;

Motivo 34 – Cheque apresentado por participante que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato;

Motivo 35 – Cheque fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do participante ( “ cheque universal ” ), ou ainda com adulteração da praça sacada, ou ainda com rasura no preenchimento;

 

IV - Apresentação indevida:

Motivo 37 – Registro inconsistente – CEL ( Compensação Eletrônica );

Motivo 38 – Assinatura digital ausente ou inválida;

Motivo 39 – Imagem fora do padrão;

Motivo 40 – Moeda inválida ( somente cheques );

Motivo 41 – Cheque apresentado a participante que não o destinatário;

Motivo 42 – Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensação em que foi apresentado;

Motivo 43 – Cheque, devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34,  não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução;

Motivo 44 – Cheque prescrito ( fora do prazo – 6 meses ); 

Motivo 45 – Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante Ordem Bancária;

Motivo 48 – Cheque de valor superior a R$ 100,00 ( cem reais ), emitido sem a identificação do beneficiário;

Motivo 49 – Remessa nula, caracterizada pela reapresentação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 20, 25, 28, 30, 35, 43, 44 e 45;

 

V – Emissão indevida:

Motivo 59 – Informação essencial faltante ou inconsistente não passível de verificação pelo participante remetente e não enquadrada no motivo 31;

Motivo 60 – Instrumento inadequado para a finalidade.

Motivo 61 – Ìtem  não compensável ( papel );

Motivo 64 – Arquivo lógico não processado / processado parcialmente;

 

VI – A serem empregados diretamente pela instituição financeira contratada:

Motivo 71 – Inadimplemento contratual da cooperativa de crédito no acordo de compensação;

Motivo 72 – Contrato de compensação encerrado;



<< Voltar

Banner
EMERGÊNCIA

PUBLICIDADES

CLIMA
REDE SOCIAL

Impostometro

Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
Associação Comercial e Industrial de Ibitinga
  • 16 3342-5000
  • Imagem
  • Imagem
Associação Comercial e Industrial de Ibitinga
Rua José Custódio, 646 - Centro - Ibitinga/SP
associacao@acibitinga.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA